Usos e costumes da Assembleia de Deus

Você conhece sobre os usos e costumes da igreja Assembleia de Deus? O que mudou nesses mais de 100 anos de história.

A igreja evangélica Assembleia de Deus é uma das maiores igrejas pentecostais do Brasil, sempre foi vista como uma igreja rígida, no que tange à regras de comportamento, usos e costumes.

Mas, em mais de 100 anos de história, muita coisa mudou na denominação, inclusive no que versa sobre esses assuntos.

Os líderes mais conservadores ainda defendem as normas mais rígidas, principalmente quando se trata dos usos e costumes femininos, já outros, mais liberais, tentam negociar algumas exceções, por acreditarem que a adoção ou não de determinadas regras por parte das igrejas locais trata-se mais de uma questão de costume do que de doutrina.

Flexibilidade nos costumes

Em particular, algumas das igrejas Assembleias de Deus aos poucos vão liberando algumas peças de uso do vestuário feminino e até mesmo no uso de joias (brincos e colares) desde que mantenham determinado pudor.

Praia, cinema e teatro já não são terminantemente proibidos, desde que se desfrute com moderação, conscientes que de tudo Deus pedirá contas.

Quanto aos homens, diminuem as restrições ao uso de barba ou cabelos mais alongados, bem como bermudas e lazer, substituindo-se o rigor da proibição pela recomendação de uma boa imagem pessoal ante a sociedade, nos padrões exigidos por algumas organizações corporativas

Redes sociais e Assembleia de Deus

Em questão do mau uso do acesso as  mídias, alguns ainda permanecem com a proibição, porém, acabam muitas vezes cedendo pelo fato de grandes líderes denominacionais da Assembleia de Deus possuírem programas televisivos e radiofônicos para pregar a palavra de Deus.

O Mensageiro da Paz, publicação oficial da Assembleia de Deus, divulgou as principais orientações da resolução de 1999 da CGAD, confira:

  • Homens não podem ter cabelos crescidos, bem como fazer cortes extravagantes, bem como o uso de brincos.
  • Mulheres não podem usar roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias.
  • É vetado o uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos.
  • As irmãs não dever usar cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica em 1 Coríntios 11.6, 15.
  • Deve ficar atento ao mau uso dos meios de comunicação: televisão, internet, rádio, telefone. Em alguns casos é proibido até mesmo a compra de aparelho de televisão.
    (A resolução diz que caberá aos pastores indicar aos fiéis sobre o que podem ver na TV.)
  • Não é permitido o uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1, Co 6.10; Ef. 5.18).