Missionários, esse é um chamado para todos?

The Send, o evento que chegou no Brasil com a proposta de enviar missionários. Mas, será que todos possuem um chamado missionário? Antes de responder isso, vamos dar um passo atrás. O que é, biblicamente falando, ser missionário?

John Locke fala que um dos problemas da comunicação é a saturação de palavras. Isto é, uma palavra é usada tanto para expressar tantas ideias, que muitas vezes a ideia original fica meio perdida. Por exemplo, quando fala que uma coisa é legal, você pensa que ela está dentro da Lei, ou que é divertida?

E, ao se falar de missionários, encontramos ainda outro pequeno detalhe relevante. Essa palavra não existia, ou pelo menos não era usada, na era bíblica! Ou seja, é um termo que você não vai encontrar em nenhum lugar, assim como cristianismo. Curioso, não?

Missionários
Fonte (Reprodução/internet)

E, o mais importante, seja como os bereanos (Atos 17:11). Confira na Bíblia aquilo exposto aqui, seja guiado sempre pelo que a palavra diz!

Missionários: quem são, de onde vêm, onde vivem? 

Se você for olhar no dicionário, verá que o termo missionário vem do latim “missio” e que seu significado é “aquele que se dedica à pregação de sua fé; pregador” e, também, “aquele que se dedica a propagar uma ideia; propagandista”.

Olhando para essa definição, e para a grande comissão de Cristo, em Mateus 28, a partir do versículo 18 até o 20, todos somos chamados para pregar e anunciar o Evangelho, para a toda criatura, ensinando nações.

Paulo diz para Timóteo, em 2 Timóteo 4:2, para que ele pregue em tempo e fora de tempo. Ou seja, o evangelho deve ser pregado o tempo todo.

Ok, então, todos somos missionários?

No tópico anterior foi falado do significado do termo no dicionário e de que todos somos chamados para pregar e anunciar o evangelho. Mas, tem dois detalhes que precisam ser levados em conta antes de responder à pergunta “somos todos missionários?”.

Primeiro ponto: o dicionário não define missionário como aquele que prega, mas aquele dedicado à pregação. Outro ponto, é o significado cultural do termo missionário, qual a ideia que você tem quando vê essa palavra?

Em geral, quando se fala de missionário, a ideia que se tem é daquela pessoa que não para em lugar nenhum, vive viajando para pregar, certo? E, até mesmo olhando o dicionário, uma pessoa dedicada à pregação seria aquela pessoa que prega em tempo integral, concorda?

Ministérios bíblicos

Aprofundando um pouco mais na Bíblia, Paulo fala em Efésios 4:11 sobre 5 ministérios, que são: apóstolo, profeta, mestre, pastor e evangelista. Vamos ver o significado de cada um?

  • Apóstolo (ἀπόστολος, apostolos): um delegado, enviado com ordens, isso é, aqueles enviados como delegados, para proclamar o Reino de Deus;
  • Profeta (προφήτης, prophētēs): um homem movido pelo Espírito de Deus, declarando sobre a inspiração que recebeu de Deus, especialmente sobre o futuro e assuntos relacionados ao Reino e sobre a salvação humana;
  • Mestre/professor (διδάσκαλος, didaskalos): esse não tem muito mistério. É aquele que ensina as coisas de Deus e sobre o Reino;
  • Pastor (ποιμήν, poimēn): aquele que tem cuidado pelos outros, comprometendo-se com os preceitos que seguem;
  • Evangelistas (εὐαγγελιστής, euaggelistēs): portador de boas novas, aquele que anuncia as boas novas.

Conclusão

Diante de tudo isso, o que podemos concluir? Somos todos missionários? A verdade é que, de certa forma, sim! Todos fomos chamados para ter uma vida dedicada à pregação. Contudo, a forma como essa pregação será feita é outra história.

Se você for para o sentido de uma pessoa viajando o tempo todo para pregar, a resposta provavelmente seja não. Porém, Jesus diz que somos o sal da terra e luz do mundo. Paulo em Filipenses ora para que sejamos como luzeiros celestes, brilhando em meio às trevas.

Dedique-se à pregação da palavra

Isto é, seja dedicado a propagar o evangelho onde estiver. João diz que as trevas não prevalecem contra a luz, então, brilhe em seu trabalho e as trevas serão dissipadas! Utilizando uma frase do pastor Gustavo Paiva: “o mundo só tem voz onde a igreja se calou“.

E, se você está preocupado com o preparo, a mulher samaritana com quem Jesus se encontra em João 4 nos mostra algo diferente. Para anunciar o nome dEle, tudo que precisamos é de um encontro genuíno e estar de ouvidos abertos para o que Ele está dizendo.

E qual a sua conclusão? Somos todos missionários?