Conheça 3 livros para edificar o casamento

Infelizmente, algo que tem crescido em nossa sociedade, tanto no meio evangélico como no meio secular, é o divórcio. Segundo uma pesquisa*, aproximadamente um terço dos casamentos da atualidade terminam em divórcio. 

Contudo, o que se vê na Bíblia é que o coração do Pai nunca foi que houvesse o divórcio. Jesus, em Mateus 19:8, mostra que o divórcio foi uma exceção da lei, que foi aberta como consequência da dureza do coração do povo. Ou seja, nunca foi o plano A, nem o desejado.

Mas, em João 16:33 vemos que no mundo teremos aflições, realidade essa que não muda no casamento. Contudo, há alguns livros sobre casamento que podem ajudar muito para manter a relação estável, manter a chama acesa e não se tornar mais um casal das estatísticas.

Livros Casamento
Foto: (reprodução/internet)

Aqui neste artigo serão listados 3 livros que podem ajudar no seu casamento. Ainda que não esteja com problemas, são literaturas que podem ajudar bastante na prevenção também.

As 5 linguagens do amor

Já aconteceu com você de ouvir alguma frase como: “Não me sinto amado por você!”, ou algo que transmitisse essa ideia? Enquanto na sua cabeça o seu pensamento é: “Meu Deus, mas eu te amo! O que eu preciso fazer para te mostrar isso?”.

No livro As 5 linguagens do amor, Gary Chapman aborda que existem 5 formas de se expressar e de se receber o amor. Como assim? Ele afirma que cada pessoa possui sua forma de se sentir amada e de expressar esse sentimento.

No que isso influencia no casamento?

Muitas vezes, o que acontece em diversos relacionamentos, é que há linguagens distintas no casal. Por exemplo, às vezes o homem transmite seu amor presenteando, mas a mulher se sente amada quando tem tempo de qualidade com ele.

Neste caso, o que possivelmente aconteceria, seria ele dando o presente pensando “olha só como eu te amo!”. Enquanto isso, ela estaria imaginando “lá vem ele querendo me comprar com isso”.

Por isso, é muito importante que o casal conheça a linguagem de amor de seu cônjuge. Assim, eles poderão falar no mesmo idioma. No caso do exemplo acima, para mostrar seu amor, o parceiro poderia levar ela para um passeio no parque, fazendo com que ela se sentisse bem mais amada.

Quais são as 5 linguagens?

Dando um pequeno spoiler para você, mas sem aprofundar, as cinco linguagens de amor abordadas no livro são:

  • Palavras de afirmação;
  • Tempo de qualidade;
  • Serviço;
  • Presente;
  • Toque físico.

Mantenha seu amor aceso

No livro Mantenha seu amor aceso, Danny Silk mostra princípios para se estabelecer uma conexão, melhorar a comunicação e como determinar limites saudáveis em uma relação. Esses ensinamentos podem ser utilizados em toda relação, não apenas no casamento.

No livro, ele traz ensinamentos muito importantes, especialmente em relação à comunicação do casal e como ter confrontos saudáveis. Além disso, o autor fala de algumas personalidades e dá conselhos de como agir com cada tipo de personalidade.

Um pouco mais sobre o livro

Um exemplo de um dos ensinamentos que ele traz no livro (apenas para te dar um gostinho de quero mais), é o discurso do eu. Esta é uma dica que pode ajudar muito, especialmente quando o cônjuge fizer algo que você não gosta.

Utilizando o exemplo que é abordado no livro, muitas vezes a mulher do autor não se sentia segura com ele dirigindo. Então, ao invés de ela fazer um discurso acusando e criticando a forma como ele dirigia, no discurso do eu, ela diz: “Amor, eu me sinto insegura quando você dirige assim, eu me sentiria segura se fizesse assim”.

Percebeu que ela não jogou a culpa para ele, mas expôs como se sentia e o porquê? Ela também mostra como gostaria de se sentir e o que ele precisava fazer para isso acontecer. Seu cônjuge fez algo que não gosta? Evite julgar e criticar ele, mostre como você se sente e o porque disso.

Prova de fogo (O desafio do amor)

Uma das muitas coisas que podemos aprender sobre o amor lendo a Bíblia, é que o amor resulta em atitudes. Abrindo um pequeno parênteses, isso vale inclusive para seu amor a Deus. Não que suas ações te justifiquem ou façam Deus te amar mais, mas, por ser amado e, consequentemente, amar a Ele, você age.

Voltando ao livro, você já viu o filme A Prova de Fogo? Aquele em que Caleb estava prestes a se divorciar e começa um desafio de 40 dias? Então, o livro é O Desafio do Amor de  Stephen Kendrick e Alex Kendrick.

Esse livro traz 40 desafios para serem feitos por 40 dias, a fim de salvar o casamento. Mesmo que você não esteja com problemas nesta área, muitas lições podem ser tiradas dele e aplicadas no dia-a-dia, para que o desafio dos 40 dias nunca seja necessário.

Bônus – Dentre todos os livros, o mais importante: Bíblia

E, claro, muitos livros podem ajudar, mas o que não pode faltar para que você tenha um relacionamento saudável é a Bíblia! Procure não apenas ler, mas estudar a bíblia, principalmente junto com o cônjuge. Algo que pode ser muito útil é separar um tempo para estudar algum tema juntos.

Procure desenvolver um raciocínio bíblico, isto é, um pensamento firmado nas verdades que a bíblia declara, não no que as circunstâncias dizem.

*Você pode conferir a pesquisa citada na introdução aqui.